top of page
Buscar
  • Foto do escritorProdutos para Lavagens Auto

ÁGUA DURA AFECTA A SUA LAVAGEM AUTO: O QUE PRECISA DE SABER



Se é proprietário de uma empresa de lavagem de automóveis, é importante estar ciente dos efeitos que a água dura pode ter nos seus equipamentos e clientes.


A água dura contém níveis elevados de minerais, o que pode causar problemas quando combinado com pré-lavagens e detergentes. Hoje, vamos discutir os efeitos que a água dura pode ter no seu negócio de lavagem de carros e oferecer algumas dicas para lidar com isso.


O QUE É ÁGUA DURA?

A água dura é a água que contém uma alta concentração de cálcio e magnésio. Estes minerais podem causar problemas quando usados ​​com detergentes, pois podem ligar-se às moléculas do detergente e impedir que sejam totalmente dissolvidas.


A dureza da água varia de acordo com a localização geográfica. Geralmente, a água dura é mais comum em áreas com alto teor de minerais no solo, como o Centro-Sul e o Sul de Portugal.


O QUE CAUSA A ÁGUA DURA?

A dureza da água é causada por uma alta concentração de minerais ou sal na água de abastecimento. Esses depósitos podem vir de uma variedade de fontes, incluindo:

  • Calcário dissolvido

  • Sulfato de magnésio

  • Carbonato de cálcio

  • Outros minerais em quantidades menores

Esses minerais causam água dura e, quando se ligam às moléculas do detergente, impedem que o detergente seja totalmente dissolvido.


POR QUE A ÁGUA DURA É UM PROBLEMA?

A água dura é um problema porque deixa depósitos nas superfícies com as quais entra em contato. Esses minerais podem ter vários efeitos nocivos quando se trata de lavar carros.

Por exemplo, a água dura pode:

  • Ofuscar a pintura

  • Marcar vidros

  • Corroer metal

  • Deixar manchas

  • Degradar a capacidade de formação de espuma

  • Criar espuma de sabão

  • Eventualmente entupir tubos

É por isso que é importante estar ciente dos níveis de água dura na sua área e tomar medidas para proteger o seu negócio de lavagem de carros contra problemas de água dura.


ONDE A DUREZA DA ÁGUA É COMUM?

Como mencionado anteriormente, a dureza da água é mais comum em áreas com alto teor de minerais no solo. Em Portugal, inclui os distritos do sul, bem como partes do centro-sul.


Algumas das águas mais duras podem ser encontradas em:

  • Leiria

  • Santarém

  • Lisboa

  • Setúbal

  • Évora

  • Beja

  • Faro


O QUE É TDS OU SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS?

TDS é uma medida da quantidade total de minerais dissolvidos na água. Quanto maior o nível de TDS, mais dura é a água.


Pode testar os níveis de dureza da água na sua área com um medidor TDS. Para obter uma leitura precisa, é melhor testar a água no seu centro de lavagem de carros, pois os níveis de dureza da água podem variar dependendo do local.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÁGUA DURA, ÁGUA MACIA E ÁGUA COM TDS ELEVADO?

Os termos água dura, água macia e água com TDS elevado são frequentemente usados ​​juntos, mas há uma diferença entre os três.


A água dura é a água que contém uma alta concentração de cálcio e magnésio.


A água macia é a água que foi tratada para remover cálcio e magnésio, substituindo-os por sódio.


A água com TDS elevado é a água que contém uma alta concentração de sólidos dissolvidos, mas não necessariamente cálcio e magnésio. Isso significa que a água macia ainda pode ter um alto nível de TDS se contiver outros sólidos dissolvidos, como sódio.




A ÁGUA DURA TEM ALGUMA VANTAGEM?

Num ambiente de lavagem de carros, a água dura não tem vantagens.


Na verdade, isso pode causar todos os tipos de problemas para o seu negócio, desde danificar os equipamentos até deixar os clientes com resultados abaixo da média.


Se tem água dura, a melhor coisa a fazer é tomar medidas para mitigar os efeitos.


COMO SABER SE VOCÊ TEM ÁGUA DURA?

KIT DE TESTE DE DUREZA DA ÁGUA

A melhor maneira de saber se tem água dura seria testar a água com um kit de teste de água dura.


Para usar um kit de teste de dureza da água, basta seguir as instruções que acompanham o kit. Em geral, adicionará uma amostra de água ao kit de teste e comparará os resultados com um gráfico que acompanha o kit.


TESTE DIGITAL DE ÁGUA DURA

Outra maneira de testar a água dura é usar um testador digital de água dura. Esses testadores são colocados na água e, em seguida, dão uma leitura do nível de dureza.


POR OBSERVAÇÃO

Se suspeitar que pode ter água dura e quiser saber uma maneira rápida antes do teste, verifique suas torneiras, bicos ou equipamentos. Se houver um filme branco ou manchas presentes, provavelmente tem água dura.


MEDIDAS DE DUREZA DA ÁGUA

As indicações padrão na classificação da água incluem 0 a 60 mg/L de carbonato de cálcio como sendo macio. Os sistemas de água que envolvem água subterrânea ou água de poço geralmente excedem 60 mg/L. Isso ocorre porque a água viaja através de depósitos de carbonato de cálcio na rocha ou no solo e torna-se dura.


A água dura pode variar de ligeiramente dura a muito dura, o grau de dureza é classificado em diferentes categorias:

  • A água macia contém até 60 mg/L de carbonato de cálcio.

  • A água moderadamente dura contém 61 a 120 mg/L de carbonato de cálcio.

  • A água dura contém 121 to 180 mg/L de carbonato de cálcio.

  • A água muito dura contém mais de 180 mg/L de carbonato de cálcio.

COMO A ÁGUA DURA AFECTA O SEU NEGÓCIO DE LAVAGEM AUTO?

A água dura pode afectar muito o seu centro de lavagem, nomeadamente a qualidade da sua lavagem e sua capacidade de funcionamento.


As altas concentrações de cálcio e magnésio na água dura podem fazer com que a espuma de sabão se acumule nas superfícies, o que pode fazer com que o equipamento não funcione bem. Isso leva a uma manutenção contínua (e mais frequente).


Além disso, pode danificar o equipamento corroendo o metal ou afetando as vedações. Isso pode diminuir a vida útil do equipamento de lavagem do seu carro. É estimado que isso pode afetar a vida útil do equipamento em até 30% em alguns casos.


Ter problemas com seu equipamento aumentará o tempo de inactividade, custará dinheiro para reparos/substituições e deixará os carros lavados incorrectamente.


Além de afectar o seu equipamento, a água dura impede que consiga uma óptima limpeza nos veículos. Deixa depósitos minerais, manchas e riscos no vidro e na pintura, o que levará a clientes insatisfeitos.


A química da lavagem do seu carro também é muito afectada pela água dura. A água dura pode ligar-se ao detergente, tornando-o menos eficaz. Isso significa que você terá que usar mais detergente ou pré-lavagem para obter o mesmo nível de limpeza. Custando-lhe mais dinheiro.


Além disso, também criará uma espuma leitosa em vez de espuma rica, que não lava tão bem.


Todas estes fatores podem levar a uma diminuição na receita do seu negócio. É por isso que é importante tomar medidas para proteger o seu centro de lavagem da água dura.


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A LAVAGEM AUTO

A água é a parte mais importante de qualquer negócio de lavagem de carros. É o que você usa para lavar os carros e também é uma grande parte de seus custos operacionais. Portanto, é importante certificar-se de que a água que está a usar é de alta qualidade.


Discutimos a importância de ter água macia ou água com baixo TDS, mas esse não é o único aspecto da água que é vital para sua lavagem.


A temperatura da água, a pressão, o volume e muito mais factores desempenham um papel na qualidade da sua lavagem.


AQUECEDORES DE ÁGUA

Aquecedores de água podem ser críticos para uma lavagem de automóveis em climas mais frios. Não apenas ajudam a manter a temperatura da água, mas também podem fornecer pressão extra.


A água quente é importante em uma lavagem de carros porque ajuda a limpar melhor os carros. A temperatura mais alta ajuda a dissolver a sujidade e a gordura do carro, facilitando a remoção. Também ajuda a reduzir o tempo necessário para lavar um carro, o que pode ser importante para um negócio.


Enquanto que a maioria das lavagens de carros usa água fria, algumas oferecem lavagens com água quente por um preço extra. Caso opere num clima frio, também pode considerar o uso de um aquecedor de água para manter a temperatura da água do seu abastecimento de água.


A importância da água não pode ser subestimada, é vital que você tenha um forte conhecimento sobre a água que usa para o seu negócio.




COMO LIDAR COM A ÁGUA DURA NO SEU NEGÓCIO DE LAVAGEM DE CARROS?

Se no local do seu negócio só tem acesso a água dura, há algumas coisas que pode fazer para garantir que sua água esteja limpa e preparada para o sucesso da lavagem de carros.


USE UM DESCALCIFICADOR DE ÁGUA:

Um descalcificador de água é um dispositivo que remove cálcio e magnésio da água, tornando-a mais macia.


Os descalcificadores de água trocam os minerais duros por sódio. Isso é feito passando água dura através de um tanque cheio de resina. À medida que a água dura passa, os grãos de resina criam uma troca iónica entre cálcio/magnésio e sódio. A água amolecida então sai do tanque e está pronta para uso.


Embora um descalcificador de água seja óptimo para remover minerais da água dura, eles têm algumas desvantagens menores.


Além do custo inicial de compra e instalação do descalcificador de água, alguma manutenção regular será necessária, principalmente em relação ao sal. Os descalcificadores de água devem ser regularmente enchidos com sal, ou não funcionarão adequadamente para criar água macia.


USE UM SISTEMA DE OSMOSE INVERSA:

Um sistema de Osmose Inversa (OI) filtra a água dura e remove os minerais, deixando-o com água limpa e com TDS reduzido. Esta é a melhor opção para o seu negócio de lavagem de carros. Os sistemas de osmose inversa podem remover até 99% dos sólidos dissolvidos.


A osmose inversa funciona com uma bomba de alta pressão para aumentar a pressão no lado da água dura da máquina. Isso força cada molécula de água através de uma membrana semipermeável, deixando para trás praticamente todos os sólidos dissolvidos.


A maior desvantagem é o custo. Os sistemas de osmose inversa podem ser bastante caros, tanto para comprar quanto para manter. Eles também exigem uma quantidade razoável de espaço; portanto, se o seu espaço for limitado, essa pode não ser a melhor solução para você.


EXISTEM ALGUMAS ALTERNATIVAS A UM DESCALCIFICADOR DE ÁGUA?


DETERGENTES PARA ÁGUA DURA

Se um descalcificador de água não for uma opção, pode usar detergentes desenvolvidos para uso com água dura.


Eles contêm soluções que ajudam a evitar que os iões de cálcio e magnésio se liguem às moléculas do detergente. Isso resulta em menos impurezas e menos gotas de água secas nos veículos.


Embora não seja uma solução perfeita, os detergentes para água dura podem ser uma boa maneira de lidar com a água dura se a água macia não for uma opção.


AMACIADORES DE ÁGUA

Os amaciadores de água funcionam alterando a estrutura das moléculas de água. O processo é feito passando a água sobre um material especial conhecido como cristalização assistida (TAC – Template-Assisted Crystallization). Isso faz com que os minerais da água dura formem "sementes de cristal".


Este processo ajuda a minimizar manchas e escamação, mas não remove as altas concentrações de minerais.


A principal desvantagem de usar um amaciador de água é que ele não remove os minerais da água. Ainda terá água dura e alguns dos problemas que a acompanham.


Embora os amaciadores de água sejam uma boa solução temporária, eles não são uma solução de longo prazo para o amaciamento da água.


A PRESSÃO DA ÁGUA IMPORTA NUMA LAVAGEM DE CARROS?

Sim, a pressão da água é importante por várias razões.


Primeiro, a alta pressão ajuda a remover a sujidade de forma mais eficaz. As partículas são quebradas para que possam ser enxaguadas mais facilmente.


Em segundo lugar, menos pressão da água pode levar a manchas de água dura. Isso ocorre porque é mais provável que a água adira à superfície do veículo e seque, deixando para trás depósitos de magnésio ou cálcio.




ESCOLHER O FORNECEDOR DE QUÍMICOS CORRETO PARA A LAVAGEM AUTO

Se suspeita que tem água dura o primeiro passo é procurar orientação para garantir que o seu negócio comece com o pé direito. Sugerimos entrar em contato com um parceiro respeitável como Turtle Wax Pro.


Trabalhar com Turtle Wax Pro significa ter acesso a profissionais adequados que podem oferecer orientação e apoio para o seu negócio, tirar o máximo de rentabilidade no seu negócio e destacar-se perante os seus concorrentes.


Ao seguir estas etapas, pode proteger sua lavagem de carros dos efeitos nocivos da água dura. Começar com a água certa é a base para alcançar os carros mais limpos, secos e brilhantes.


Como sempre, se tiver alguma dúvida sobre a qualidade da sua água, não hesite em nos contactar!



ความคิดเห็น


bottom of page